domingo, 23 de novembro de 2008

Técnicas de Estudo - Fichamento



FICHAMENTO
ANDERSON LUIZ SILVA & RODRIGO TOLEDO FRANÇA. Técnicas de Estudo. Módulo de Acolhimento UAB/UFJF. Minas Gerais: 2008, p.19-32.

A Unidade 2 - Técnicas de Estudo, faz uma abordagem dos itens relevantes a serem mencionados aos ingressantes na graduação da UFJF, no que diz respeito à metodologia de estudo com técnicas de leituras e produção de material de estudo, como: o glossário, fichamento, resumo e resenha seguida de exemplos para a formação de um aprendiz detetive, neste percurso acadêmico. ................................................
1- A investigação: algumas suspeitas Para uma possível forma de estudar e compreender um texto faz-se necessário inicialmente a realização de duas leituras, “de caráter bem pessoal” e paralelamente produzir material de estudo como o:
· Glossário
· Fichamento

..............................................................
2- Os indícios: Novas Pistas
Para a compreensão do texto, na 3ª leitura, identifica-se no texto: o tema, tese(s) defendida pelo autor e os seus argumentos, formalizada no:
· Resumo
É um relato sobre as idéias do texto, com início, meio e fim se aborda o texto e o autor, tema, teses e os argumentos na sequência.
.......................................
3- O Parecer Final

· Resenha
É a construção de um texto dissertativo considerando os argumentos,tese, linguagem, estilo da redação, os exemplos (i) relevantes do autor propiciando-nos formar opiniões a respeito das idéias por ele elaborado.
........................................................
4- Um Exercício para o Aprendiz de Detetive
Apresenta uma proposta de técnica de estudo, baseada num texto de Frei Beto Meu sonho Brasil, constituindo de orientações para as 4 leituras, indicação de outras fontes de informações e a produção de material de estudo para cada leitura realizada, tais como: glossário, fichamento, resumo e resenha.

O autor convida e sugere aos leitores para assumir o papel de investigadores percebendo as pistas textuais e defende a todo momento como técnica de estudo fazer 4 leituras, produzindo 4 tipos de material .
...................................................
· A primeira leitura deve ser "em diagonal", ou seja, fazer uma leitura geral de todo o texto, anotando as referências, autores, conceitos desconhecidos, palavras chave produzindo um glossário. Consulte o Aurélio, acesse a internet e pesquise na biblioteca, ampliando o repertório. Arquive na pasta - glossário. Entender é a chave para aprender e aplicar o que foi aprendido.
· Na 2ª leitura, com muita atenção grifar e destacar as partes importantes de cada parágrafo, tomando notas das informações essenciais do que está lendo. Use e abuse de letras maiúsculas e cores, produzindo um fichamento, num formulário padrão, salve e arquive na pasta - Fichamento.
...............................................................

Faça uma analogia com os textos solicitados para leitura, que nunca será eficaz se o estudante não "estudar ao volante".
· Com uma terceira leitura, é aconselhável optar pelo resumo, o que é bem diferente de recopiar de forma mecânica e caprichosa.
................................................
· Para o autor a partir da 4ª leitura, baseado nas observações do glossário, fichamento e os registros dos argumentos, já é oportuno fazer uma resenha, ou seja, fazer um juízo crítico sobre o texto.
...........................................................
Para fazer a leitura do mundo, não basta codificar é preciso ler entre linhas, investigar o texto e o contexto para compreender a lógica do pensamento. O que não é fácil, exige uma postura de leitor investigador no exercício diário da linguagem, leitura e produção. Avalie nossas características de aprendizagem para saber se tem o perfil adequado para os treinamentos a distância. crie uma boa estrutura em sua É muito importante avaliar nossas características de aprendizagem para nos orientarmos através de um método de estudo.Utilizar estas técnicas de estudo durante nosso curso será extremamente proveitosa durante toda nossa vida profissional.

Nenhum comentário: