domingo, 23 de novembro de 2008

Pedagogia da Autoria - resumo

RESUMO

NEVES, Carmem Moreira de Castro.”Pedagogia da Autoria” Disponível em http://www.senac.br/BTS/313/boltec313b.html.

O texto Pedagogia da Autoria apresenta uma visão ampla da EAD contemporânea a partir de uma discussão sobre o as novas tecnologias da informação e comunicação que permite a interatividade, integração e convergência de mídias no processo ensino-aprendizagem. Divulga os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação a Distância do MEC utilizando a pedagogia da autoria,como o programa TV Escola, Curso de Mídias na Educação. A autora - Carmem Neves é mestre em Política, Planejamento e Gestão Governamental, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, e trabalha como Diretora do Departamento de EAD do MEC.

A proposta do texto é uma pedagogia que promove a autoria, a partir de estratégias que valorizam os sujeitos envolvidos no ato educativo e respeitam a complexidade e totalidade do ser humano e sua capacidade de construir significado e conhecimentos socialmente relevantes.
Na primeira parte, “Educar em um mundo sem distâncias” a autora recorre a observações e fatos no final do século XX, marcado por transformações na educação a distância com a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação fomentando interações síncronas e assíncronas da comunidade escolar, exigindo assim uma revisão de paradigmas nos componentes da educação como: planejamento, gestão, profissionais multidisciplinares, materiais didáticos, infra-estrutura, avaliações, relação tutor/alunos, arquitetura da escola, investimentos. A mudança ocorreu também em outros setores tais como banco, hospitais, empresas, transportes, comunicação e comércios.
Para uma evolução na educação, sem distinguir presencial ou a distância é preciso que o o governo em suas três instâncias, federal, estadual e municipal, invistam mais em infra-estrutura tecnológica nas escolas públicas com a manutenção constante; na formação continuada dos profissionais da educação para que possam fomentar aos alunos a cultura de autonomia, estudo, pesquisa e responsabilidade; no acompanhamento e avaliação dos cursos oferecidos nas universidades, na parceria em prol da melhoria da educação, com empresas de telecomunicações e outras para vencer os desafios da atual sociedade de conhecimento.
Dentre os principais desafios da qualidade na educação presencial e a distância autora menciona “a universalização da educação básica e a expansão da educação superior; a valorização dos profissionais de educação, com salários, formação continuada e condições de trabalho; a adoção de modelos pedagógicos que efetivamente coloquem o aluno como foco de aprendizagem e a democratização do acesso ás tecnologias nas escolas, na perspectiva da inclusão digital da população. Informa as políticas do Departamento de Produção e Capacitação a partir de 2005, com a implantação do programa TV Escola e os Desafios de Hoje, Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo, Programa de Formação dos Professores em Exercício – Proformação, Papeld e Rádio Escola.
Na segunda parte, descreve a “Pedagogia da Autoria” baseada na linha de pensamentos dos educadores Paulo Freire, Vigotsky, Piaget, Morim numa concepção da totalidade do homem e seus conhecimentos sociais.
Também apresenta o início, em 2004, a implantação da TV Escola lançando um convite aos docentes e discentes para participarem da Semana de Poesia da TV Escola, através da criação de um vídeo com poesia a ser veiculado. Faz um breve relato sobre o resultado satisfatório das 4 edições do curso na modalidade a distância TV Escola e os Desafios de Hoje oferecido em 2000 a 2003, os quais os professores produziram vídeo no trabalho final e manifestavam mais interesse, segurança e criticidade para utilizar a televisão e vídeo.
Fica as vistas que não basta usar as ferramentas das tecnologias de informação e comunicação na educação, é preciso estratégias didáticas que permitem realizar atividades e projetos de aprendizagem de formas muito diferentes das convencionais , media-las como um meio para atão vislumbrada educação de qualidade.
Com este objetivo A Pedagogia da Autoria na TV Escola leva as instituições educacionais públicas estratégias didáticas, como a produção de programas para TV formatado em Pré-exibição. Exibição e Pós-exibição a serem desenvolvidos um tema de Língua Portuguesa e Matemática para a I Chamada Pública e a área de Ciências para as próximas.
Para a formação dos professores, iniciou-se em outubro de 2005 o Programa de formação Continuada Mídias na Educação, uma parceria do MEC, Universidades públicas e municípios. Estruturado em módulos temáticos, introdutório, Conceitual , Gestão de Mídias, com os blocos - Televisão, Rádio, Informática e Material Impresso, a formação ocorre em três ciclos: Extensão com 120 horas, Aperfeiçoamento 180 horas e Especialização 360, com três encontros presenciais na universidade ofertante e todo o processo via internet, plataforma e-proinfo.
Em relação à 3ª estratégia infra-estrutura, nas palavras da autora, a Pedagogia da Autoria está “para fomentar e traduzir as inúmeras respostas de atores individuais e coletivos motivados a explorar, analisar, contextualizar, aprofundar, expandir, enfim a produzir sua própria visão e experiência sobre determinado tema”.
A Secretaria da EAD considera que a pedagogia da autoria adotada deve começar pela TV Escola, integrado ao Proinfo, como mostra no texto o quadro 1 - os equipamentos tecnológicos e a quantidade existentes nas escolas, segundo o Censo do Inep,2004 a política de integração de programas, projetos, mídias e linguagens da Sees e devido a indefinição da TV digital interativa no Brasil, a qual esta ultima merece bons debates sobre a sua veiculação, seu poder de interatividade no ponto de vista pedagógico bem como as características em relação a interfase do usuário.
Por fim a autora discute as aplicações da pedagogia, nas instituições envolvidas com a formação profissional, SENAC, SENAI, SESI, Senar e SEBRAE, as universidades e outras empresas que investem na EAD, alertando para que não ocorra uma padronização e homogeneização das produções dos cursistas valorizando a instrução à educação.
É preciso buscar formas inovadoras e maneiras mais modernas para que a Educação brasileira cresça e melhore sempre. Percebe-se assim, que a tecnologia pode ser uma grande aliada em relação ao processo de melhoria na Educação, tendo em vista que no momento atual predomina a sociedade da mediação, tecnologia e informação.

Como solução para essa nova EAD, a autora repele projetos burocratizados e inflexíveis que despersonalizam os cursistas e inibem a inovação e a criatividade.
A proposta da pedagogia de autoria, com a inclusão das A proposta da pedagogia de autoria, com a inclusão das novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas busca favorecer a interação, trabalhar a criatividade, cooperação e o trabalho em grupo, utilizando de vários recursos, para que o aluno, autônomo seja o verdadeiro autor de sua obra e possa compartilhar com os demais, possibilitando a constituição de uma teia entre escola, homem, educação e sociedade contextualizando conhecimentos, (re) construindo as práticas e redimensionando o ensino para a construção do conhecimento.

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