domingo, 23 de novembro de 2008

Síntese do Juri Simulado -Tecnologia, avanços ou retrocessos?

Partindo da proposta do curso de graduação na modalidade a distância da UFJF, no Módulo de Acolhimento, para o estudo e aprofundamento do tema Tecnologia: seus avanços e ou retrocessos, através da técnica do júri simulado com proposições antagônicas, possibilita descrever através da síntese as posições elaboradas e os conhecimentos compartilhados entre os cursistas em relação ao tema.
A participação dos defensores e dos promotores com seus argumentos merecem aplausos pela pesquisa, embasamento teórico, linguagem, respeito, discussão e contexto. Segundos as teses, conclui-se que a tecnologias influencia a sociedade contemporânea e sem dúvida gera, qualidade no processo evolutivo científico-técnico-produtivo da humanidade, como na área de transporte, comunicação, saúde, segurança, social e principalmente na educação, muito comentada durante o júri. Isto porque os avanços tecnológicos como um meio trouxe transformações notáveis, seja na democratização do conhecimento, na formação do docente, na socialização e interação em tempo real aluno x aluno x professor, nos conteúdos, metodologias, recursos, na avaliação e no sucesso do processo ensino-aprendizagem. Com a inserção da tecnologia digital a educação se expressa mais democrática, interativa, criativa e atuante nas diversas modalidades de ensino.
Do ponto de vista dos promotores, é preciso refletir com olhar crítico sobre os avanços e possíveis retrocessos. Neste sentido cabe alertar que para a sociedade informatizada, as tecnologias da comunicação constituem um dos elementos chaves: a sua incorporação em contextos educativos em função do modelo econômico atual, implica em dar acesso a todos, não quero com isto assinalar que a disponibilidade destes meios é condição suficiente para se falar em inovações educativas, penso que também requer um olhar sobre o uso e os tipos destas nas instituições e que estas tem mexido com os profissionais de educação, até acelerando crises de identidade, pois pressupões um processo de reconstrução do saber e das suas práticas pedagógicas.
Diante de toda discussão, evidencia-se os desafios atuais da educação, em face de massificação e do otimismo ingênuo, acompanhar os avanços das tecnologias e aqui ressaltar a educação a distância, em face das inovações proporcionadas pelas tecnologias de informação e da comunicação e da necessidade de consolidar relações sociais mais democráticas e emancipatórias da sociedade contemporânea,o que nos inclui cursistas.

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