quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Fichamento Mom 1

FICHAMENTO

SILVA, Anderson Luis da;FRANÇA, Rodrigo Toledo.Técnicas de Estudo. Modulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol 1 set/2008. P 2 a 7.
Com uma leitura geral do texto, produzimos um glossário que servira para esclarecer os elementos desconhecidas. Anotando todas palavras cujo significado não é conhecido. Anotando também, todas as referências a fatos históricos, autores, doutrinas e conceitos dos quais nunca ouvimos falar.

Terminada essa primeira leitura esquecemos o texto. Pesquisamos sobre o que anotamos. Assim estamos produzindo um glossário.

Começamos a segunda leitura, vamos produzir um fichamento, ele serve para identificarmos as informações mais importantes de um texto. É um instrumento muito útil que serve para estudarmos futuramente e buscarmos informações para confecção de um trabalho.

Um fichamento sempre começa com a palavra fichamento no alto e no centro. Logo abaixo colocamos a referência bibliográfica do texto trabalhado. Em seguida, temos duas colunas, na coluna da esquerda o espaço é reservado para o esquema do texto e para citações, na da direita para observações e análise.

Na terceira leitura vamos descobrir quais as teses do texto e qual a mais importante. Vamos começar a produzir um resumo, deve ser um texto novo, escrito pelo próprio estudante com suas palavras. Ter começo, meio e fim.

O Autor nos mostra como iniciar o estudo de um texto.

Vamos começar a primeira parte do estudo do texto, o glossário.

Começamos a fazer um fichamento, um instrumento importante para se interpretar e entender um texto.


Estamos aprendendo como montar um fichamento. O autor nos mostra como fazer um resumo, nos conscientiza da importância de não copiar partes do texto e de não se perder no que escreve.


Na quarta leitura vamos produzir uma resenha, um trabalho especializado, onde vamos fazer juízo crítico sobre o conteúdo do texto. Sem esquecer que toda crítica deve ser bem fundamentada.
Na resenha vamos colocar o nosso ponto de vista as nossas críticas e o parecer final. Posicionando bem, mostrando os motivos da nossa aprovação ou desaprovação.


RESUMO

SILVA, Anderson Luis da; FRANÇA, Rodrigo Toledo. Técnicas de Estudo. Modulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol 1 set/2008. P 2 a 7.

O Texto Técnicas de Estudo nos mostra como estudar e entender um texto. O autor nos convence que temos que fazer quatro leituras para entender bem um texto.
Na primeira leitura vamos ler sem parar e anotar todas as palavras desconhecidas, referências históricas , doutrinas e conceitos mais importantes. Na segunda leitura vamos produzir um fichamento, onde vamos criar tópicos do texto em ordem de apresentação e escrever com nossas palavras sobre cada um deles.
Na terceira leitura vamos produzir um resumo, o autor nos mostra que não devemos copiar trechos do texto, ser claro e objetivo e não se perder, o resumo deve ter começo, meio e fim. Na quarta leitura vamos produzir uma resenha, um trabalho mais especificado, onde vamos nos posicionar diante do texto, mostrar as teses defendidas pelo autor e o motivo de nossa aprovação ou desaprovação.


RESENHA

SILVA, Anderson Luis da; FRANÇA. Rodrigo Toledo. Técnicas de Estudo. Modulo de Acolhimento: fundamentos da aprendizagem em rede, Juiz de Fora, vol 1 set/2008. P 2 a 7.

Os Autores , no texto Técnicas de Estudo, que se encontra no Modulo de Acolhimento UAB/UFJF 2008. P 2 a 7. Mostra as formas de se entender um texto e ensina a fazer um fichamento.

O Autor defende sua tese de que é necessário fazer quatro leituras para entender um texto, e no final de cada leitura, se produz um tipo de material. Na primeira leitura vamos produzir um glossário, o glossário é a anotação de todas as palavras desconhecidas, as referências históricas, doutrinas e conceitos que nunca ouvimos falar.

Na segunda leitura ele nos ensina a fazer um fichamento, e mostra com deve ser montado. Tem que começar com a palavra fichamento no alto e no centro, abaixo as referências bibliográficas depois duas colunas, uma na esquerda, outra na direita. Na coluna da esquerda vamos colocar o assunto mais importante de cada parágrafo, na da direita com nossas palavras colocamos como entendemos o parágrafo citado.

Na terceira leitura vamos produzir um resumo, o autor defende a tese de não copiar nada do texto, mostra que o resumo deve ser um texto novo redigido pelo aluno e deve ter começo meio e fim, não deve ser muito extenso.
Na quarta leitura vamos produzir uma resenha que é um texto mais especificado, onde nos posicionamos diante das teses do autor.

O Texto Técnicas de Estudo merece e deve ser lido por estudantes. A tese defendida pelo autor faz sentido, depois de ler o texto por quatro vezes, consegue-se fixar bastante informações. Ao montar o fichamento conseguimos perceber bem o começo, meio e fim do texto.

Quando vamos produzir a resenha não há dificuldade nenhuma.Concordo com o autor a defendo a tese dele também. Para entender bem um texto faça no mínimo quatro leituras.

Nenhum comentário: