quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Ambientes Virtuais como aliados na Aprendizagem

Resumo
O texto “Ambientes virtuais como aliados na aprendizagem faz parte do módulo de Acolhimento volume 1, trecho incluído pela Núbia S. Santos, Doutoranda em Educação na Universidade do Rio de janeiro e pesquisadora do NEAD- Núcleo de Educação a Distância da UFJF.
No texto de abertura, “Ambientes virtuais como aliados na aprendizagem”, a Núbia inicia um diálogo com o leitor questionando se há possibilidades de usar os ambientes virtuais para otimizar o processo de aprendizagem e para responde-la declara que é fundamental a compreensão do ambiente como facilitador de aprendizagem e o conhecimento das ferramentas a serem utilizadas no curso como: blog, wikispace, videoconferência, fórum de discussão e chat.
No eixo 1 “ Nós e o ambiente virtual de aprendizagem” (AVA), é apresentado o modelo da educação a distância da UFJF, seus elementos conceituais e práticos para o seu curso de graduação; AVA como estratégias de ensino-aprendizagem levando-se em consideração que a aprendizagem será mais significativa quanto maior for o grau de interação e comunicação entre os participantes do processo. Um modelo de EAD que exige uma participação ativa dos alunos e professores para a aprendizagem colaborativa, promovendo a confiança individual e objetivos comuns através de tarefas colaborativas, da facilitação de discussões ativas e da promoção do desenvolvimento do pensamento crítico.
As ferramentas no Ambiente virtual de aprendizagem, outro item abordado pela autora, cita primeiramente o Second Life, um ambiente colaborativo, virtual e trimendisional como umas das novidades virtuais, mas que não será incluída e sim os 5 tipos de ferramentas mais usuais para o ambiente virtual de aprendizagem durante o curso.
No item 3 a autora cita o blog, uma ferramenta eletrônica não só de caráter jornalístico e entretenimento, mas com fins pedagógicos e menciona alguns conflitos teóricos sobre o uso desta ferramenta. Neste sentido a pesquisadora Maria Tereza Freitas(2008), adverte para a necessidade do professor, compreender o conceito, os objetivos e as características do blog. Como atividade de grande potencial pedagógico pode ser utilizado para diversos fins: como site de informação, de divulgação, de resenha e de crítica literária ou de cinema, como gênero narrativo, como um “livro virtual”, como um caderno de exercícios on-line, arquivo, autobiografia e promoção pessoal, entre outros.
Já a recente ferramenta Wiskispace, espaço com arquivos e imagens onde se pode criar páginas sobre qualquer assunto, se parece com o blog, mas que pode ser mexido, alterado no seu conteúdo por outros autores, construindo uma rede de relações através da comunicação on-line .
Outra ferramenta selecionada no curso para auxiliar a aprendizagem é a Vídeoconferência, com a finalidade de aproximar distâncias permite a interação entre todos os envolvidos em tempo real, possibilitando a fala, o ouvir, as perguntas sobre a temática e ainda se vendo.
Na página 55 e 56 é possível reconhecer a ferramenta de comunicação com fins pedagógicos para uso em rede na realização de tarefas durante o curso, o Fórum de discussão. Este vai possibilitar a construção e troca de conhecimentos a partir das idéias divergentes ou não dos assuntos tratados, os questionamentos. A autora no último parágrafo, discute sobre o pouco conhecimento das pessoas em relação a esta ferramenta e diz que o a dificuldade está em assumir a autoria das idéias durante o fórum, o que para ela é justificado levando em consideração uma prática educativa de muito tempo de convivência com respostas prontas e acabadas.
Outra ferramenta utilizada como recurso pedagógico é o chat, uma sala de bate-papo em ambiente virtual, seja para novas experiências, entretenimento e busca de relacionamentos, A autora acrescenta que é preciso um contrato didático entre os alunos e professores no sentido do participante assinar a conversa.
A autora conclui reforçando que além de entretenimento é fundamental buscar mais recursos para fins pedagógicos do chat e que depende do professor estar preparado para o novo paradigma de aprendizagem"Em atendimento a proposta, este recurso também é abordado no volume 2, do Módulo de Acolhimento.






Nenhum comentário: