sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A importância da Tecnologia na Contemporaneidade

Durante todo o debate, percebeu-se que o avanço da tecnologia é fundamental para o desenvolvimento humano, pode-se compara-lo a descoberta do fogo. Todo avanço desencadeia vários fatores tanto positivo como negativo e que durante todo o debate foi relembrado através de exemplos.

É inegável a fundamental importância dela para o homem cosmopolita. Tanto é a sua importância que só através de um dos mecanismos do avanço tecnológico, a internet, é que podemos beneficiar-se da facilidade de cursar uma universidade de conceito A.

Quando se fala em retrocesso da tecnologia, para este sim, devemos ter um olhar mais técnico, ou seja, mais cauteloso, afinal de conta, o planeta chamado terra é um verdadeiro condomínio e se os seus condôminos não se preocuparem em manter o zelo, um dia ele acaba. As mudanças climáticas é o termômetro, podemos compará-lo como um síndico que tem a cada momento nos alertado que as coisas não vão nada bem.

Se não estamos dando conta com o nosso lixo de cada dia, o que falar dos lixos gerados pelo avanço da tecnologia? É um verdadeiro retrocesso humano.

A forma como a humanidade tem se utilizado desta poderosa ferramenta de comunicação, também tem sido uma preocupação a parte. Um exemplo é a postura dos nossos jovens, verdadeiros “analfabetos funcionais”. Estão engrossando as filas do desemprego por falta de qualificação. Culpam os robôs, que vem substituindo a forma de trabalho manual por processos mecânicos. Também na época da revolução industrial ocorreram os mesmos dilemas. E continuamos a ficar parados, perplexos como se tivéssemos anestesiado, ou invés de começar a mudança em nós e expandido-a como num sistema caracol, de dentro para fora. Tem uma frase que minha avó diz e que eu acho o máximo, que é a seguinte: Quem fica parado é poste!

A humanidade já provou que tem a capacidade para criar os mecanismos que facilita a viver mais, porque deixar de aproveitar esta capacidade para criar algo que também faça o viver ser com qualidade, auto-sustentável, digno, com respeito ao próximo e com uma possibilidade de um futuro para os nossos netos?
Autor: Rosemeire Ribeiro

Nenhum comentário: