quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Resumo - Pedagogia da autoria

Resumo

CARMEM MOREIRA DE CASTRO NEVE. “Pedagogia da autoria” In: Mestre em Política, Planejamento e Gestão da Educação, pela UnB/DF. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, atualmente exercendo a função de Diretora do Departamento de Produção e Capacitação em Educação a Distância, na Secretaria de Educação a Distância do MEC.

A educação à distância trouxe contribuições essenciais ao processo de educar, especialmente ao possibilitar interações síncronas e assíncronas de alunos e tutores e de alunos entre si, prática que favorece o trabalho colaborativo.

Todos os componentes da educação vêm sendo aperfeiçoados na perspectiva de colocar o aprendiz no centro do projeto educacional.

Hoje a educação a distância investe em um atendimento mais personalizado, capaz de valorizar as múltiplas inteligências do ser humano.

Técnicas e metodologias de educação à distância passam a ser incorporadas ao dia-a-dia da escola, anunciando uma outra evolução: a integração entre presença e distância.

Fronteiras físicas da escola abrem-se caminhos para novas fontes de pesquisa e conhecimento, ampliam-se os espaços educacionais, combinam-se momentos presenciais com virtuais, renova - se o papel de professores e gestores comprometidos com a concretização de uma educação contextualizada e de qualidade.

Em alguns países, a denominação educação à distância está sendo abolida, para representar um projeto educacional mediado por tecnologias em que as interações ora são presenciais, ora a distância: na Suécia, é educação flexível, na Inglaterra, educação combinada; na China, educação móvel.

Qualquer análise que seja feita sobre um país condiciona seu desenvolvimento humano e crescimento econômico ao nível de educação do seu povo.

A qualidade na educação significa a formação de cidadãos éticos, capazes de construir conhecimento, ler e interpretar criticamente o mundo e de agir sobre a realidade, melhorando a própria vida e a da comunidade.

Uma das estratégias para a qualidade no processo de ensino e aprendizagem é a adoção de uma pedagogia que coloque o aluno como centro da ação educacional. As tecnologias facilitam esse processo, modificando o papel do educador e dos alunos na sala de aula.

A pedagogia da autoria busca concretizar desafios lançados por Paulo Freire, Vigotsky, Piaget, Morin e outros educadores que põem em relevo a complexidade e totalidade do ser humano e sua capacidade de construir significados e de gerar projetos e conhecimentos socialmente relevantes.

Nenhum comentário: