quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Resumo - Ambientes Virtuais como aliados na aprendizagem

Ambientes virtuais como aliados na aprendizagem


O computador tornou-se primordial para a transformação da cultura e a internet está revolucionando a noção que temos de espaço e tempo. A cultura digital tem alterado a nossa relação com as coisas, com os outros, com o mundo com visível mudança.

Frequentemente estamos em contato com a palavra virtual, mas será que o virtual é verdadeiro como o real? O aluno numa sala de aula, além da explicação do professor, utiliza todos os sentidos que possuem e ainda assim diz não ter aprendido nada.

Na educação à distância, é o ambiente virtual de aprendizagem que tem o compromisso de realizar a tarefa de auxiliar o aluno no aprendizado e deve ser visto como o espaço de interação tanto para o aluno quanto para quem elabora as estratégias de aprendizagem.

Este curso tem como objetivo mostrar elementos conceituais e práticos para o melhor entendimento de um curso à distância, permitindo o envolvimento do aluno para que o mesmo reinvente estratégias de aprendizagem estimulantes e desafiadoras com uma participação ativa dos alunos e professores.

As ferramentas no ambiente virtual de aprendizagem têm como objetivo simular situações da vida real para incentivar os jovens a criar personagens para interagir com usuários de inúmeros lugares, dentre elas, pode-se citar alguns tipos mais usuais:

- O Blog: Como se fosse um diário de papel para um diário eletrônico, ou seja, seria uma maneira dos adolescentes de hoje registrar em diários seus desejos, sentimentos e frustrações do dia-dia, só que a maneira de registrar esses desejos mudou, pois ao invés de registrar seus sentimentos em papel de cartas, passaram a registrar e escrever tudo on-line, utilizando essa ferramenta, o blog.

Essa ferramenta não está restrita à adolescente e nem todos têm acesso a essa ferramenta, pois ainda a internet não está democratizada em todo país.

Há blogs para vários tipos de conteúdos: com caráter jornalístico, com conteúdo político, blog de entretenimento e blog com fins pedagógicos. Os educadores ainda têm muito receio em está utilizando essa ferramenta, pois assegura que a escrita teclada é inadequada a linguagem escrita. Sendo que também, há aqueles que já a considera criativa que promove o exercício da imaginação e incentiva a leitura.

De acordo com a pesquisadora Maria Tereza Freitas, o professor deve compreender quais os objetivos dessa ferramenta, caso contrário, ela receia que essa forma de entretenimento seja usada com objetivos pedagógicos específicos, cuidando para que a mesma não torne apenas um objeto escolar e que mantenha-se a espontaneidade, a liberdade de se expressar, o gosto de escrever sobre si mesmo e ser lido por outros participantes, seja uma excelente forma de desenvolver a escrita pessoal e criativa.

O blog serve também como espaço para debates, interação e integração, onde se torna visível à produção de autores com autoria múltipla, utilizado também para avaliação de forma longitudinal, permitindo registrar os esforços, progressos e conquistas dos alunos.

Essa ferramenta propicia em muito nos debates entre escolas e turmas sobre determinados assuntos, tendo um potencial educativo, pois desenvolve competências de pesquisa, de informação, de domínio da comunicação escrita, contribuindo assim para o exercício de estar tolerando pontos de vistas de cada pessoa.

- Wikispace é uma ferramenta bem recente, existente há pouco mais de três anos. Está em experiência ainda o uso dessa ferramenta como recurso pedagógico. A palavra Wiki significa um sistema que cria e edita conteúdos por várias pessoas em lugares distantes, sendo um espaço onde você cria páginas sobre qualquer tema com o uso de arquivos e imagens.

De acordo com pesquisadores portugueses, a definição melhor pra Wikispace seria como um sítio (site) na Web para o trabalho coletivo. Sua estrutura é semelhante à de um blog, porém nela qualquer um pode juntar, editar e apagar conteúdos criados por outros autores.

Essa ferramenta é um desafio do que vem a ser a comunicação on-line. Com ela é possível editar sem limites qualquer documento, sem precisar baixá-lo em um computador. Todas as atividades são realizadas on-line e guardadas em rede. O espaço Wiki constrói rede de relação que permite a colaboração e autonomia dos autores. Chamado de rede porque permite introduzir link para blogs, fotoblogs, sites etc.

- Videoconferência: Aproximando distâncias é uma ferramenta bem diferente do Wikispace, pois é utilizada para auxiliar o processo de aprendizagem. Esse dispositivo permite o encontro de várias pessoas, sem precisar se deslocar geograficamente, sendo um grande aliado do tempo além de reduzir os devidos gastos com viagens.

A videoconferência é uma tecnologia que mais se aproxima da sala de aula convencional, pois a mesma permite grande interatividade entre um grupo ou de pessoa a pessoa, possibilitando para que todos se vejam e se falem em tempo real.

Nessa ferramenta o papel de um conferencista é criar condições para que o vínculo afetivo entre os participantes aconteça.

O uso adequado da videoconferência tem motivado em muitos alunos e professores, na elaboração de questões, no esclarecimento de dúvidas envolvendo perguntas e a participação de todos.

- Fórum de Discussão: A busca pela autoria é também uma ferramenta de comunicação para o uso em rede.

Para fins pedagógicos tem grande vantagem, pois aproxima os participantes mesmo à distância, tendo como objetivo esclarecer dúvidas, levantar questionamentos, divergir e convergir idéias, além de formular outras ampliando a comunicação e a interação, onde o individual passa a ser coletivo num contexto em que professor e/ou tutor age ponderando as colocações dos alunos e propondo novas questões para que o conhecimento seja partilhado e não apenas transmitido.

Há estudos que mostra que o fórum não é explorado como devia em suas potencialidades, as pessoas ainda não conhece essa ferramenta com uma ótima oportunidade de criar e imaginar, ao contrário das escolas que pouco nos incentivou a isso.

- Chat como recurso pedagógico? É um ponto de encontro entre pessoas em ambiente virtual por meio da escrita. Hoje, há o chat de voz usando o computador e o telefone e também versões de chat em três dimensões, onde o personagem representa a pessoa por meio de um escrita teclada.

No chat as pessoas usam o raciocino rápido para sintetizar as respostas das mensagens recebidas.

Para usar o chat como um recurso educativo é preciso fazer um contrato didático entre professor e aluno, para que a ferramenta não tenha outro sentido.
Os recursos do chat ainda devem ser pesquisados para fins pedagógicos, pois ele traz além de entretenimento, possibilidades do seu uso de forma ampliada.

Cabe ao professor usar a criatividade e ao aluno a disposição de inventar novas formas no uso adequado dessa ferramenta.

Nenhum comentário: