domingo, 30 de novembro de 2008

Atividade do Momento 3 - PESQUISA NA INTERNET


Material Didático utilizado para elaboração da atividade proposta: Apostila do Programa Integrado de Capacitação Institucional de Educação a Distância - Módulo de Acolhimento. NEAD UFJF. Volume 02 – Unidade 04 – Pesquisa na Internet: Recursos e Técnicas. Páginas: 38 a 51. Autora: Rosilãna Aparecida Dias – Licenciada em Matemática e Bacharel em, Informática. Mestre em Educação. Professora da Faculdade Metodista Granbery e Coordenadora do processo de implantação da EAD nesta mesma instituição. Professora da rede municipal de ensino de Juiz de Fora – MG.

RELATÓRIO

Pretendeu-se na elaboração deste relatório, apresentar de forma sintetizado, a atividade prática proposta para este momento 3 onde, após a leitura do material didático estaríamos realizando diversas pesquisas utilizando como ferramenta a internet.

O texto da Professora Rosilãna, apresentou para mim como uma fonte a mais de informações, com objetivos claros que facilitou o meu trabalho acadêmico, e porque não dizer também os meus momentos de lazer.

Como neste momento uma das atividades propostas seria a realização de um glossário, aproveitei a proposta e utilizei a idéia para iniciar a minha atividade prática de pesquisa na rede utilizando como opção o tema: conceitos relacionados à EaD.

Na primeira pesquisa, coloquei aspas no início e final da frase, a mesma ficou limitada a um site do cefet do Pará, onde não obtive muitas informações a respeito do tema.

Com o mesmo tema, porém sem as aspas e colocando um asterísco no final da frase, o leque de informações foram maiores. O resultado de pesquisa foram aproximadamente 18.800 conceitos relacionados ao EaD.

Mudei a forma de pesquisa adicionando as diversas sugestões proposta no texto – ver pg. 41. Acrescentei sinas de - e +, os conectivos “e” para buscar site de língua portuguesa. Para todas estas pesquisas utilizei o mecanismo de pesquisa da Google. Confesso que este mecanismo é o mais utilizado por mim, para o meus trabalhos, nas pesquisas acadêmicas, no preparo das atividades para os meus alunos e até mesmo o meu lazer.

Durante as visitas nos outros mecanismos de pesquisas similar ao da google como: Yahoo, Alta Vista e o dogpile. A google ainda continuou sendo a minha opção número 1, por apresentar ser o mais completo e fácil de usar. O layout não é cansativo, com todas aquelas cores forte, como por exemplo, a cor rosa choque do layout do yahoo. Já o alta vista, apesar da sua página inicial ser de fácil leitura, as opções de busca é limitado. O Dogpile, o cãozinho da página principal é até bonitinho, porém, tenho que concordar com a professora Rosilãna, quando realizei a pesquisa no site sobre o meu tema de pesquisa: conceitos relacionados ao EAD, as sugestões de site para as informações solicitadas foram limitadas, bem distante dos 18.800 apresentados pelo mecanismo da google. Outro obstáculo que encontrei para a pessoa interessada em utilizar este mecanismo, o mesmo terá que ter uma pequena noção de inglês, porque alguns termos ali disponibilizados estão neste idioma.

Apesar de conhecer alguns portais e site de pesquisa de materiais acadêmicos, o ICAAP.ORG foi que mais me chamou a atenção, pela a possibilidade em realizar a publicação de nossos textos acadêmicos sem ônus.

Outros site voltado na área da educação que eu não conhecia e que achei muito construtivo foi o “educarede.org.br”.

Já os site, cujo conteúdo era todo no idioma inglês, eu tive muita dificuldade para entender o seu conteúdo, por não dominar, diga-se de passagem, ainda este idioma. (Porque este é o meu próximo desafio a ser superado, dominar o idioma inglês).

Também visitei o portal do capes, alias em nossa plataforma temos como acessa-lo.

Nos meus trabalhos acadêmicos, umas de nossas preocupações são as confiabilidades da fonte, isto é, se a fonte é segura ou não. Afinal a internet é uma porta de entrada onde os anônimos ficam famosos com um só click.Também, nesta etapa, as dicas da autora, ver pg. 49, são válidas até para os mais experientes.

Recentemente, minha equipe da faculdade de administração realizou uma atividade de pesquisa exploratória com o tema Transporte Marítimo. Foram abordadas as suas vantagens e desvantagens, a situação atual, as perspectivas e os tipos existentes no Brasil. Esta atividade era para a disciplina de logística internacional.

Para a nossa atividade a importância em averiguar a confiabilidade da fonte foi crucial para o sucesso de nosso trabalho. Isto não impediu que também utilizássemos pesquisas que não fosse digital. Mas, a pesquisa pela internet surgiu-se como um “norte”, facilitou a compreensão do tema, e o resultado foi muito positivo e proveitoso para todos os membros da equipe.

Posso concluir que os mecanismos de busca na net são válidos, e que o ambiente da google foi e até agora tem sido para mim uns dos mecanismos número 01 em minha preferência, e que também os seus mecanismos de busca avançadas realmente auxilia na localização das informações e sites da web’s.

Pesquisar na web para mim, tem sido uma viaje ao mundo. É estar em lugares que talvez eu nunca pudesse ou imaginasse estar.

Nenhum comentário: