quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Fichamento

FICHAMENTO
ANDERSON LUIZ DA SILVA e RODRIGO TOLEDO FRANÇA. “Técnicas de Estudo”. In: Falcão, Adriana. Pequeno Dicionário de Palavras ao vento. 2. ed.São Paulo: Planeta, 2005.
Frei Betto. “Meu Sonho Brasil”. In: Aguiar, Luiz Antônio (Org.). Para entender o Brasil. São Paulo: Alegro 2001, p. 76 – 78.
Severino, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.


“Para você compreender bem um texto, é necessário subir vários degraus, cada um deles correspondem apenas a uma suspeita. A terceira analisa os indícios e persegue as principais pistas. Já a quarta, traz à tona o parecer final.” (p.19).

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“Sempre começamos a estudar com uma leitura geral do texto, a partir do qual produziremos um glossário, que servirá para esclarecer os elementos desconhecidos.” (p. 20)

“Faça uma segunda do texto. Nesse momento, vá mais devagar e com mais atenção. Sublinhe com uma caneta marca texto as informações mais importantes de cada parágrafo. À medida que for lendo cada parágrafo, você já pode ir construindo um fichamento do texto.” (p. 20)

“O fichamento serve para identificarmos as informações mais importantes de um texto. Ele é um instrumento muito útil, que serve tanto para estudarmos futuramente como para buscarmos informações para a confecção de um trabalho. (p. 20)

“Assim, ao terminarmos a segunda leitura, temos em mão o fichamento, que nada mais é do que um esquema completo do texto. Estaremos preparados, então, para aprofundarmos
a nossa leitura e evoluirmos na compreensão do conteúdo.” (p. 21)


“O glossário e o fichamento são trabalhos de caráter bem pessoal. Portanto ao fazê-los, você não deve ter medo de se arriscar e de anotar as suas idéias e as suas dúvidas. Não tenha receio de identificar aquilo que você acredita ser mais importante em face do conhecimento que possui até aquele momento, considerando o seu próprio repertório sobre o tema. A partir da terceira e da quarta leituras, o nosso trabalho já exigirá um pouco mais de formalidade e de fidelidade à s idéias do autor.” (p.21).

“Ao iniciarmos a próxima leitura do texto, devemos ter em mente três perguntas básicas: (1) a primeira sobre o tema do texto; (2) a segunda sobre a tese, ou teses, defendida(s) pelo autor; (3) e a terceira sobre a maneira como o autor tentou nos convencer de suas idéias.” (p. 21).

“A primeira pergunta talvez seja a mais fácil de ser respondida: qual é o tema do texto? Ou seja, qual é o assunto geral tratado pelo autor? Sobre o que ele está escrevendo? Não é tão difícil identificar isso. Geralmente, mas nem sempre, o titulo já fornece as pistas de que precisamos.” (p. 21-22).

“A segunda pergunta se refere à tese defendida pelo autor, ou melhor, às teses que aparecem ao longo do texto, ou seja, qual o ponto de vista do autor sobre o tema. Se há vários pontos de vista (teses), então você deve tentar estabelecer uma hierarquia para eles.” (p.22).


“Então a terceira pergunta que deveremos responder é a seguinte: quais são os argumentos utilizados pelo autor para justificar, comprovar e validar a sua tese?” (p. 22).


“À medida que você vai fazendo a terceira leitura, anote numa folha á parte, as respostas ás três perguntas. No final da leitura, marque a tese principal e as secundárias. Tendo feito isso, e de posse dessas anotações, você já está preparado para produzir um resumo do texto.” (p. 22).

“O resumo é um texto escrito com as palavras do próprio estudante, no qual este apresenta as idéias do autor, destacando os elementos mais importantes.” (p. 22).

“É importante destacarmos ainda, que um resumo não deve ser muito extenso. Vale lembrarmos, ainda, que no resumo não comentamos, nem criticamos as idéias do autor; apenas dizemos o que o autor disse, sem juízo crítico.” (p. 23).

“Depois de fazermos as três leituras sugeridas e de produzirmos o glossário, o fichamento e o resumo, já estamos preparados para fazer uma quarta leitura do texto, afim de que possamos formar uma opinião a respeito das idéias do autor. O resultado dessa quarta leitura é a produção de uma resenha.” (p. 23).

“A resenha é, muitas vezes, um trabalho especializado. Afinal, para fazermos um juízo critico sobre o conteúdo ou sobre alguém, é preciso um alto grau de conhecimento daquilo que analisamos.” (p. 23).
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“Finalmente, debatemos sobre a importância do texto para a área do conhecimento em que ele se insere, destacamos as novidades e as informações importantes.” (p. 23). O autor mostra que para entender bem um texto devemos lê-lo quatro vezes, sendo a primeira e a segunda para investigá-lo a terceira analisá-lo e a quarta dar o parecer final, fazendo anotações necessárias e guardá-las organizadamente.

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Fazer uma leitura geral do texto e produzir a partir daí um glossário.




Fazer uma segunda leitura do texto mais devagar e com mais atenção, subliando informações mais importantes de cada parágrafo e a partir daí ir construindo um fichamento.




Fazer um fichamento do texto para identificarmos informações importantes, que serve para estudar ou buscar informações relativas ao mesmo.




Ao término da segunda leitura, temos pronto o fichamento do texto lido, sendo o mesmo um esquema completo que nos dá o melhor entendimento do conteúdo lido.




O glossário e o fichamento são trabalhos pessoais, onde não devemos ter medo de anotar as idéias e dúvidas do texto. A partir da terceira e quarta leituras, as anotações deve exigir mais formalidade e fidelidade às idéias do autor.








Para a próxima leitura temos que ter em mente três perguntas básicas: 1) sobre o texto, 2) sobre a tese, 3) sobre a maneira como o autor nos convence sobre suas idéias.




Aborda o assunto geral do texto.








O ponto de vista do autor em relação ao tema, ou vários pontos, procurando relacionar à tese mais importante ao texto.






Os argumentos para justificar, comprovar e validar se as idéias do autor são verdadeiras ou convincentes.




Fazer anotações em folha à parte das perguntas, para então se preparar para o resumo.






O resumo é um texto novo produzido pelo estudante, usando suas próprias palavras, destacando os elementos mais importantes para que possa conter nele claramente o principio, meio e fim.

O resumo não deve ser muito extenso e que nele não comentemos ou critiquemos as idéias do autor.




Feito as três leituras, o glossário, o fichamento e o resumo, pode-se então fazer uma quarta leitura do texto, procurando formar uma opinião própria sobre as idéias do autor que é a resenha propriamente dita.



A resenha é um trabalho especial produzido por algum estudioso do assunto.



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Enfim, o autor demonstra os objetivos do texto estudado e a importância do mesmo para a área do conhecimento.

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